É um termo acrónimo do inglês – Electronic
Business - utilizado para se referir a negócios
realizados através de meios tecnológicos de informação e comunicação,
usualmente na Internet. Estes negócios permitem aproximar as empresas
dos seus fornecedores e parceiros, satisfazendo de forma mais eficaz as necessidades
e expectativas dos seus clientes.
O e-business tem como aplicação a criação de sistemas
capazes de promover a comunicação e o negócio entre empresas, agilizando os
processos de compra e venda entre as mesmas, ou apenas de troca de informação.
Poderá envolver transacções económicas, processamento de encomendas, gestão
financeira (de que é exemplo os sistemas de homebanking), entre outros. Estes
processos podem ainda ser agilizados através da integração com softwares de
gestão dos clientes (ERP, CRM…), o que possibilita a sincronização da informação
disponibilizada online.
E-commerce, por exemplo, é uma forma de e-bussiness porque
se focaliza na utilização das tecnologias de informação potencializando os
negócios. Na prática, o e-business é mais do que o e-commerce, dado que possui
um âmbito mais estratégico sobre as capacidades do uso de meios eletrónicos,
enquanto o e-commerce é uma parte de uma estratégia alargada de e-bussiness,
direcionada para as vendas.
Fonte: http://www.redicom.pt/index.php?id=181<t=E&term=86
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