Outros conceitos

Empreendedorismo
O Empreendedorismo é acima de tudo uma atitude de alguém que preza a sua independência e realização 
pessoal. Detectar uma oportunidade e possuir o conhecimento, criatividade e iniciativa para, isoladamente 
ou em conjunto, enfrentar a incerteza e transformar essa oportunidade em criação de valor, são as 
características fundamentais de um empreendedor. 
Os empreendedores constituem hoje em dia, um elemento vital para a revitalização do tecido económico 
de diversas formas. Desde logo, empresas mais dinâmicas e inovadoras, serão geradoras de um novo 
momentum para a economia uma vez que estarão melhor posicionadas para competir de uma forma 
eficiente à escala mundial e por isso apresentam mais elevadas potencialidades de crescimento. 
Paralelamente, parte da solução do futuro crescimento do emprego só será possível com níveis mais 
elevados de auto-suficiência a partir da motivação, meios de financiamento e competências para lançar 
um novo negócio. 
Mas desenganem-se, não está ao alcance de todos.

Fonte: Guia Prático do Empreendedor, 11/05/2012



Criatividade
A criatividade pode receber várias definições a partir do ponto de vista com que é questionada. Sob o ponto de vista humano, a criatividade é uma qualidade adquirida e iniciada na infância que busca em ideias a fonte para criar novas coisas. Durante essa fase é que o potencial criativo é ou não ativado. Esse, que é a capacidade de produzir e transformar o ambiente segundo as necessidades, se desenvolve graças aos estímulos e elogios que a criança recebe de outras pessoas.

A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. Pessoas criativas possuem comportamentos diferentes: são curiosas ao extremo, são persistentes, são bem humoradas, são independentes em seus atos e responsáveis por tais, possui rápida desenvoltura em atividades, fácil perceção, habilidade no aprendizado e ainda são grandes visionárias, já que conseguem prever as consequências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos.
A criatividade é uma qualidade que pode também se desenvolver após a infância. Para isso deve-se adquirir hábitos como dormir no mínimo oito horas, anotar ideias que surgem no decorrer do dia para executá-las, caminhar ao ar livre, evitar locais que enfraquecem o cérebro com barulhos e excessos, traçar objetivos, utilizar o tempo ocioso a favor da criatividade, sempre fazer anotações, ser curioso em todos os aspetos.

Como dizia Thomas Edison “Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”. E ainda Bernard Shaw (filósofo) “As pessoas que vencem nesse mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam”.


Fonte: http://www.mundoeducacao.com/psicologia/criatividade.htm



O trabalho em equipa e a sua motivação

Escrito por: Alexandre Real, Partner da SFORI


O primeiro aspeto importante na motivação de equipas é ser claro sobre a definição de "equipa". 

Segundo McGreevy (2006), o trabalho em equipa ocorre quando as pessoas trabalham em conjunto para resolver problemas que nenhum dos seus membros por si só consegue, e somente com as competências, conhecimentos e experiência de todos é possível ou é de todo melhor resolver os problemas propostos. 

Bandura (1997) e outros autores que investigam equipas enfatizam que é desnecessário usar estratégias de motivação de equipas quando as equipas são definidas como qualquer grupo de duas ou mais pessoas com aptidões semelhantes que simplesmente trabalham juntas para atingir um objetivo comum. 

Para uma equipa existir (para fins motivacionais), os elementos das equipas devem desempenhar papéis diferentes ou trazer aptidões diferentes para a mesa. Essas aptidões diferentes são necessárias para alcançar os objetivos da equipa. 

Neste sentido, uma equipa é um grupo interdependente de indivíduos, cada um possuindo um conjunto diferente de aptidões, mas que, coletivamente, reúne todas as aptidões necessárias à obtenção dos objetivos da equipa ou organização. 

Segundo Staniforth (1996) e Clark (2005), o trabalho em equipa urge como uma resposta aos processos de mudança organizacionais, onde a delegação se revela um mecanismo imperioso nos processos de tomada de decisão, tornando as estruturas hierárquicas horizontais e promovendo a comunicação interdepartamental. 

Segundo McGreevy (2006), ao longo dos tempos, o trabalho em equipa tem-se revelado uma ferramenta eficaz no aumento da competitividade de uma organização, melhorando a sua produtividade e qualidade, encorajando a inovação e aproveitando as oportunidades dos avanços tecnológicos. 

Segundo um estudo da Acas (2005), existem quatro áreas chave onde
o trabalho em equipa poderá ser utilizado: 

1. Ao nível da produtividade, maximizando as capacidades dos seus elementos e tornando-os capazes de realizar tarefas variadas. O simples facto de delegar tarefas à equipa evita a perda de tempo com problemas do dia-a-dia e reduz os níveis hierárquicos de gestão. 

2. A existência de equipas em auto-gestão, assim como o envolvimento dos colaboradores nas questões organizacionais, sugerem que as equipas contribuem ativamente para o aumento da qualidade. O aumento da autonomia das equipas, em conjunto com formação profissional em análise e técnicas de resolução de problemas, permite às equipas responsabilizarem--se cada vez mais pela qualidade. 

3. O facto de as equipas serem mais flexíveis e capazes de cooperar com os vários níveis de gestão faz com que estas sejam essenciais à aplicação de novas tecnologias. 

4. O trabalho em equipa implica a responsabilização dos indivíduos, tornando-os mais flexíveis e aumentando as suas capacidades. O reconhecimento destes por parte da organização, assim, como a sua contribuição para o sucesso da mesma, vai fazer com que se sintam mais motivados. 

Neste contexto, Staniforth (1996) acrescenta que o trabalho em equipa se encontra alinhado com as novas práticas de gestão em ambientes de mudança. Este facilita a participação dos colaboradores no processo, motivando-os e tornando tudo mais interessante para todos. Contudo, existem problemas, destacando o de que os líderes e gestores raramente consideram os benefícios tangíveis do trabalho em equipa e as suas desvantagens em termos psicológicos, fatores importantes para os seus membros, que muitas vezes se vêm obrigados a trabalhar individualmente numa equipa.


Fonte: http://www.oje.pt/suplementos/emprego-e-formacao/opiniao/o-trabalho-em-equipa-e-a-sua-motivacao

Sem comentários:

Enviar um comentário